Etologia como ferramenta da Psicologia
Diesley Patrick Moraes Turma 1A, Manhã, PUCPR
Etologia (ethos = comportamento, logia = estudo) é a ciência que estuda o comportamento das espécies animais. Seus principais temas abordados são a evolução do comportamento animal; o relacionamento entre animais de mesma espécie que vivem em grupos isolados; o comportamento dos animais diante das mudanças ocorridas na natureza; a relação entre espécies; o relacionamento com o ser humano; a utilização dos mesmos em experiências para pesquisas etc.
Psicologia é o estudo científico de processos mentais e comportamentais humanos e de suas interações com o ambiente. A palavra, em grego, significa atividade mental (psico) e estudo (logia). Ela tem como objetivo a compreensão de indivíduos pelo estabelecimento de princípios universais.
A Etologia pode trazer contribuições aos estudos de humanos justamente por estudar todas as espécies animais. Sua metodologia consiste na observação e nos detalhes do desenvolvimento do comportamento. Tais estudos também se aplicam aos seres humanos:
1) Cientistas finalmente criaram o tipo perfeito de música para gatos: todos sabemos quão terapêutica uma música pode ser, mas não sabíamos que também poderia ser para gatos. EM um estudo pela universidade de Maryland, contatou-se, em pesquisa feita com 47 gatos, que eles possuem um gosto próprio para música (um oitavo acima do nosso gosto). O estudo foi comprovado após os gatos não saírem mais de perto das caixas de som, ronronando e relaxando. (Referência: wcctech.com/scientists-create-music-for-cats/#ixzz3TFS1QIjG);
2) Homossexualidade no reino animal: longe de ser uma característica especial do homem, a homossexualidade hoje já é bem conhecida entre os animais. Em uma pesquisa realizada por Bruce Bagemihl (1999), foi apontado o comportamento sexual em aproximadamente 1500 espécies de animais. A observação da homossexualidade entre animais vem auxiliando a aceitação desta dentre o próprio