776 LAUDO 05 07 12
Conteúdo
Dados 3
Objetivo 4
Introdução 5
Desenvolvimento 8
Conclusão 133
Anexos ............................................................................. 16
Dados
Cliente:
Ancora Construtora e Incorporadora Ltda.
Local:
Av. Dr. Washigton Luiz X Rua Luiz Suplicy – Santos –SP
Obra:
Edifício Residencial Supremo Gonzaga
Objetivo
Avaliar os acontecimentos e causas do alagamento do Subsolo da edificação em questão. Dados fornecidos e obtidos:
Ata de Vistoria da B. Piagentini C&S Ltda.;
Inventário de materiais existentes no subsolo da edificação;
Laudo de Sondagem fornecido pela empresa Tuzzolo;
Foi efetuada acompanhamento dos trabalhos para limpeza, escoamento das águas e retirada do entulho do subsolo e visita ao local das obras em 04 de abril de 2012 na presença do Engº Leandro Besada Alvarez e Engº Givaldo Freire da Fonseca.
Introdução
Toda estrutura de Engenharia Civil se apoia no solo através de elementos que transferem os esforços sem permitir deformações e recalques inadequados. O conjunto destes elementos que fazem a conjugação entre a super e a infra-estrutura e se encarregam de transmitir as cargas ao subsolo é chamado de fundação.
Do acima exposto se conclui que não existe obra de engenharia civil sem fundação e que, pelos mesmos motivos, ela só tem sentido enquanto fundação de alguma obra, nunca como um elemento isolado que exista de “per si”. Deste modo, a fundação de uma obra de engenharia civil é uma atividade de interação solo-estrutura, de caráter multidisciplinar que requer conhecimentos, sobretudo, de Estruturas e de Mecânica dos Solos.
Problemas de interação solo-estrutura mostram quase sempre certo grau de dificuldade decorrente das diferenças de precisão entre os campos envolvidos. As precisões são maiores em estruturas que na engenharia de solos, pois enquanto a Mecânica dos Solos trata de um material tal qual ele se apresenta na natureza, o Cálculo Estrutural lida com materiais industrializados, como o concreto e