Trabalho Etologia
DISCIPLINA: ETOLOGIA
PROF.: LUCIANO DE SOUSA CUNHA
NOMES: ELEONORA AYRES, LORENA FONSECA, LUANA MACHADO, MAIARA CERUTTI E RAHISA FLOR.
TURMA: 1º C
1) Como podemos articular as ideias principais do texto “Biologicamente Cultural” com o filme “Guerra do Fogo”? (que elementos no filme falam da cultura dos hominídeos; que diferença entre as culturas parecem favorecer ou não a sobrevivência dos hominídeos no filme; como o texto aborda a questão da cultura e dos comportamentos de base biológica; a evolução dos vínculos afetivos; o comportamento lúdico; entre outros) (7,0 pontos)
O filme “Guerra do Fogo” é retratado na época Pré-Histórica, antes da linguagem escrita. Conta à estória de dois grupos de hominídeos, que eram de comunidades com culturas e comportamentos distintos.
O primeiro grupo era muito mais simples e podia ser considerado até menos evoluído do que o outro, uma vez que, não possuíam linguagem falada, sua comunicação ocorria por meio de gestos e ruídos, moravam em cavernas, não produziam ferramentas, e não tinham o aprendizado da produção do fogo, acreditavam que este era algo sobrenatural, por qual valia a pena lutar e morrer, já que sua sobrevivência dependia deste.
Já em relação ao segundo grupo de hominídeo, estes possuíam uma sociedade mais complexa, com linguagem e cultura mais avançada, como arte corporal, moradia em cabanas, utensílios (lanças, vasilhas, flechas), utilizavam também o riso como sinal de alegria, e possivelmente tinham uma tradição religiosa, talvez um culto a fecundidade, e principalmente dominavam a técnica de produção do fogo.
No filme, percebemos claramente as diferenças culturais, e estas ficam mais evidentes, quando os dois grupos de hominídeos se encontraram, isso ocorre quando o fogo do primeiro grupo se apaga, em um conflito com outra tribo mais primitiva, pela posse deste. Assim, parte do grupo, com três integrantes, começa uma jornada em busca do seu bem mais valioso. Nesse caminho,