Etologia zoológica
André Luís Patrício
Professor: Enir Dagostin
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID 0102) – Prática do Módulo III
29/11/10
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve descrição do estudo da Etologia na Zoologia, seus principais teóricos, as formas de analises bem como suas contribuições para a psicologia. Entende-se por Zoologia, a ciência que estuda os animais. Em Zoologia, Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais.
Palavras-chave: Zoologia, Etologia, Biologia, Comportamento animal.
1 INTRODUÇÃO
Em zoologia, a Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal. A etologia está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, etólogos eu dedicaram grande parte de suas vidas ao estudo do comportamento dos animais, sempre sob influência da Teoria da Evolução.
A Etologia, segundo Carvalho (1989), tem também contribuído para a recuperação da noção de homem como um ser bio-psico-social, ideia que será apresentada em contribuições para a psicologia, no presente artigo.
O principal objetivo do presente artigo é apresentar de forma clara e objetiva, uma breve descrição do estudo da Etologia na zoologia, apresentar as quatro questões que os etólogos baseiam seus estudos bem como suas contribuições para a psicologia.
2 ZOOLOGIA
A zoologia (proveniente do grego Ζώο, zoon "animal", e λόγος, - logos "estudo") é a ciência que estuda os animais. O reino animal é um dos cinco reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porífera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos -animais com corda dorsal. (Linnaeus 1745).
Os principais ramos de estudo da zoologia são a Entomologia (estudo dos insetos), a Ornitologia (estudo das aves), a Malacologia (estudo dos moluscos), a