Trabalho de administração
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo desenvolver a prática intelectual do Administrador, buscando solucionar algumas questões sobre o funcionamento de uma empresa, nas áreas contábil, jurídica, financeira e de gestão de pessoas. Trata-se de um estudo do caso sobre uma indústria de papéis.
.
A ATITUDE DA SUPERVISORA
A atitude da supervisora não foi correta, pois a forma como as revistas eram feitas colocava as funcionárias numa situação constrangedora, fazendo com que se sentissem oprimidas e desrespeitadas no local de trabalho. Jamais as funcionárias deveriam ser obrigadas a se despir ou mostrar qualquer parte do corpo ou roupas íntimas.
revista de funcionárias
A CLT permite revista de funcionários, mas sem causar constrangimentos. A revista deve ser feita com muito cuidado e não pode ser íntima. A forma como foi conduzido o procedimento pode ter sido eficaz por efetuar o que era esperado, mas não foi adequada e nem legal, já que a prática de revista íntima é contra a lei e fere a dignidade das pessoas.
reIVINDICAÇÃO DE DIREITOS
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prescreve no artigo 373-A, que é vedado ao empregador ou preposto proceder a revistas íntimas das funcionárias. Ana, baseada nessa lei, poderia abrir um processo contra a empresa por danos morais e requerer, além da demissão sem justa causa, uma boa indenização. A determinação abusiva de revistas ilícitas feitas pela supervisora caracteriza dano moral coletivo, apesar de Ana ser a única funcionária que se recusou a cumprir tal abuso e isso faz com que fortaleça a razão de Ana.
MINANDO E REDUZINDO OS CONFLITOS
Como administrador eu tomaria algumas atitudes no intuito de salvar a imagem e cumprir com os objetivos da empresa. Primeiramente demitiria a supervisora que foi a causadora do conflito, depois convocaria todos para uma reunião onde seria esclarecido todo o