Gestão por competências
1 CONCEITO E APLICAÇÃO 3
2 PRÉ-REQUISITOS E IMPLANTAÇÃO 4
3 CASO ESTUDADO 6
4 A REALIDADE DO CASO ESTUDADO 8
REFERÊNCIAS 9 CONCEITO E APLICAÇÃO
Para explicar o que é Gestão por Competências, primeiramente se faz necessário o conhecimento prévio da definição de “Gestão” e de “Competência”.
Gestão - O ato de gerir, organizar, planear, administrar e liderar um projeto, equipe ou organização.
Competência – É o conjunto de qualidades específicas de um indivíduo (os conhecimentos, as habilidades e as atitudes), que juntas formam o que se pode chamar de competência.
Portanto, Gestão por Competências é o conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada colaborador das empresa/organizações.
Diversas metodologias foram criadas ao longo dos anos para por em prática a Gestão por Competências, porém pouquíssimas são realmente eficazes.
Desde o séc. XV, a palavra competência era comumente associada à competição e à rivalidade. Esse entendimento começou a mudar no final do século XX, especificamente no início dos anos 70. O conceito de competência foi adquirindo novos significados e uma maior importância, quando pesquisas e estudos em relação à avaliação de competências foram feitos,e se percebeu que os as seleções de candidatos não eram o suficientes nem tampouco eficientes para avaliar o sucesso no trabalho. A partir daí foram criados métodos de avaliação capazes de identificar variáveis da competência, obtendo, deste modo maior êxito nos testes aplicados em seleções
A Gestão por Competências surgiu para fazer empresas mais eficientes do ponto de vista funcional, primando por agilidade, diferenciação e inovação contínua, criando um ciclo de evolução do conhecimento para lidar com questões inéditas que possam surgir dentro do contexto organizacional. Este tipo de gestão tem como foco