Etologia como ferramenta para estudos psicologicos
Gleice Cristiane Marchioro
A psicologia tem como objeto de estudo geralmente o ser humano, é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. A psicologia não possui um conceito exato, é uma área com diversas teorias, linhas de pensamento que possuem diversos objetos de estudos, ou seja, é uma área muito aberta, onde existem muitas discussões e pesquisas em andamento. Já a etologia tem como princípio a concepção de que, assim como os órgãos e as estruturas corporais, o comportamento é produto e o instrumento do processo de evolução através da seleção natural, sendo assim, o comportamento é produto da evolução filogenética, pois tem função adaptativa e possui algum grau de determinação genética.
A etologia pode ser uma importante ferramenta para estudar a psicologia, pois os procedimentos de observação, descrição, experimentação e análise desenvolvidos para o estudo do comportamento animal podem ser utilizados no estudo do comportamento humano.
O exemplo mais clássico que temos sobre estudos animais que levam a compreender o ser humano, é o de Skinner, que com seus estudos trouxe revelações para o descobrimento do condicionamento operante. Ele criou a “Caixa de Skinner” onde era colocado um rato privado de alimento. Quando o rato se aproximava de uma barrinha perto da parede, Skinner introduzia uma gota d’água na caixa e o rato a bebia. As próximas gotas eram apresentadas quando o rato se aproximava um pouco mais da barra, assim em diante até que o rato pressionasse a barra várias vezes até saciar sua sede. Foi observado que os comportamentos do rato que eram seguidos de um estímulo reforçador (a água) aumentavam sua frequência.
Esse estudou levou a compreensão de padrões comportamentais não só em humanos, mas também de outros animais. Temos também o experimento de Pavlov que treinou cachorros para que eles ficassem com água na boca sem comida alguma por perto. Toda vez que