As Contribuições da Etologia para a Psicologia do Desenvolvimento
PSICOLOGIA - 2° PERIODO
LILIANE LAYLA DA SILVA SANTOS
AS CONTRIBUIÇÕES DA ETOLOGIA PARA A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
MACEIO – AL
2015
As Contribuições da Etologia para a Psicologia do Desenvolvimento
Etologia é ciência que se dedica ao estudo dos animais e a sua relação com o meio em que habitam, seus fundadores são Konrad Lorenz e Nico Tinbergen. A Etologia sob influência da Teoria da Evolução, tem como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Os etologistas buscam identificar quais comportamentos são universais e quais são específicos a uma determinada espécie e como são modificados e adaptados em períodos de tempo ao longo da vida. Nas suas pesquisas, eles trabalham em cima de quatro questões:
Como surge determinado comportamento?
Como vai se desenvolvendo durante a vida do indivíduo?
Qual a função adaptativa que o comportamento traz?
Como ele se desenvolveu durante a evolução dessa espécie?
Por exemplo, o comportamento de mamar em humanos seria analisado sob a perspectiva etológica da seguinte forma: como o comportamento de mamar surge e vai se desenvolvendo no bebê? O que faz o bebê mamar? (Fome, estímulos visuais, olfativos, táteis etc.); como o comportamento de mamar se desenvolveu nos mamíferos? E porque esse comportamento teria sido selecionado, qual a vantagem adaptativa que ele traz?
A metodologia da Etologia põe ênfase na observação e na descrição detalhada do comportamento, na situação mais natural possível. Observa-se como o animal vive em seu ambiente. A Etologia é essencial para a Psicologia do Desenvolvimento, já que ambas as ciências estudam o comportamento, seja o animal ou humano. E nós, seres humanos, somos seres biológicos e sociais conjuntamente, e a integração das perspectivas biológicas e sociais é necessária para compreender o fenômeno humano. Nenhuma das visões biológicas e