etograma
Nesse ponto da orientação já temos uma pergunta, já sabemos que a
leitura é essencial para um bom estudo em comportamento animal. Compreendemos que a leitura deve Caminhar de mãos dadas com as observações iniciais do objeto do estudo ou do assunto em questão. Mas você ainda deve estar inseguro, principalmente quanto à confiabilidade dos dados que irá coletar, não está?
Sinceramente, espero que sim. Esta é uma preocupação necessária a todo bom pesquisador. Trabalhamos com ciência, com causas naturais, com comportamento animal, no laboratório o diretamente na natureza. Muitas vezes estamos sozinhos quando observamos um evento raro e, pergunto, o que dá credibilidade aos dados que coletamos? O que garante o valor e a idoneidade de um estudo?... O seu nome.
Nossa profissão é uma das mais belas e românticas sobreviventes de um tempo onde o nome de cada cidadão tinha seu valor individual, o peso da honra. O que garante o valor do seu estudo é seu nome, isso mesmo!
Enquanto você trabalhar direito, fizer bem feito, não der motivo algum para desconfianças, o que você fizer terá valor e será reconhecido. Portanto, preze seu nome, é a única coisa certa que temos em ciência e, uma vez perdida a credibilidade, ela pode não ser recuperada jamais.
Então, para não queimar o nome à toa, vale algumas dicas sobre como aumentar a confiabilidade da observação, ou seja,50
como saber que estamos fazendo o melhor. Em comportamento animal há alguns pontos básicos que podem ser comentados, além daqueles anteriormente apresentados, como:
1. Definir perguntas simples. Várias perguntas simples encadeadas responderão às questões mais complexas;
2. Fazer um levantamento bibliográfico o mais completo possível e
realmente se dedicar a ler;
3. Durante as observações preliminares, confrontá-las com o que se sabe através da literatura.
4. Discutir suas questões, seu levantamento bibliográfico e as primeiras observações com um