Graduação
INTRODUÇÃO
O primeiro zoológico público foi fundado no século XVIII em Paris, na França, o “Jardin des Plants”. Em 1826 foi fundado o Zoológico da Sociedade de Londres, por Sir Stamford Raffles e Sir Humphry Davy, com o objetivo de ser uma instituição científica para o estudo da zoologia. Posteriormente, para a manutenção do parque, foi aberto ao público para fins lucrativos, e com o aumento do número de visitantes, foi necessário a aquisição de outros animais. Estes, então, foram buscados diretamente da natureza e colocados em cativeiro, sem nenhum controle, o que certamente ocasionou a morte de muitos exemplares e colaborou com o início da extinção de muitas espécies animais e, o que seria mais grave, com a imposição de uma cultura onde não era levada em conta a natureza animal.
O Parque Zoológico Municipal de Bauru, um dos zôos de maior destaque do País, tanto pela sua estrutura, como pelo seu sentido ecológico, o que vem despertando cada vez mais, a atenção das pessoas de Bauru e da região e a níveis Estaduais e Nacionais, por ser pioneiro em alguns projetos e diferente dos demais em seus objetivos. Tendo início as obras de construção em 1977, o Zoo foi inaugurado em 24 de agosto de 1980 com um número pequeno de animais, parte deles vindos do Zoológico da cidade de Bastos que acabava de ser desativado. Possuindo área de 20 alqueires, inserido em uma área de Cerrado de mais de 200 aqueires, o Zoo Municipal pode se expandir através dos anos, chegando hoje a ser em qualidade, um dos melhores do país.
O estudo do comportamento animal surgiu com o objetivo de estudar comportamentos inatos de espécies em seus respectivos ambientes naturais, ao contrário da perspectiva comportamentalista (SHETTLEWORTH, 2001). A vertente behaviorista realizava estudos com o comportamento animal em laboratório com algumas poucas espécies (BATESON, 2003). Desde então, o estudo do comportamento