etograma coelhos
RESUMO
O texto fala de três exemplos de situações que acontecem no dia a dia da nossa sociedade
O primeiro e uma eleição para prefeito da cidade, a segunda é a de um aluno que está frequentando uma escola e a terceira e em uma fabrica. O que há de comum entre elas? e que são fatos que acontecem na sociedade
Na primeira situação, ele foi influenciado a votar no candidato por outras pessoas.
Segunda situação ele aprende a conviver com grupo e novas qualidades, ele deixa de ser aluno e vira um profissional.
Terceira situação e trabalhador que mesmo sendo amigo do patrão, mas em alguns momentos conflito estão em campos opostos. (relações humanas não se definem no relacionamento industrial) Para a socióloga Emile Durkheim, a sociedade prevalece o individuo isto e, temos que prevalecer sobre a sociedade antes que ela prevaleça sobre agente!
Ex: no mercado de trabalho, mesmo você formado, você não pode garanti sua vaga na qual indústria você quer trabalhar pelo fato de vagas.
O outro pensamento são as regras que foram construídas pela sociedade que são existentes e são aceitas na vida. Devendo ser sempre seguida por todos, sem as regras o individuo não existiria e por isso o individuo deve obedecer a elas.
A leis foram criadas pela sociedade o individuo não pode nem criar e nem modifica-las, passando de geração a geração terá que aceitá-las se não será punido por violá-las.
A educação agente não nasce inteligente agente cresce e vai aprendendo com a sociedade e suas regras. Outro conceito importante para Émile Durkheim é o de instituição. Para ele, uma instituição é um conjunto de normas e regras de vida que se consolidam fora dos indivíduos e que as gerações transmitem umas as outras. Em quanta para Émile análise racial importa mais o relacionamento e o individuo e para Max Weber a sua análise centraliza se nas