O EFEITO DO ENRIQUEICMENTO AMBIENTAL SOB COELHOS 2

1369 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O EFEITO DE ENRIQUECIMENTO DO AMBIENTAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE COELHOS

Deisy Gonçalves
Mariana Uczay
Taís Roesler

Palmeira das Missões, RS, Brasil

2014
1 TEMA

O comportamento de coelhos (Oryctolagus cuniculus) mantidos em gaiola melhorada com acesso a abrigo.

2 OBJETIVOS

- Avaliar o comportamento de Oryctolagus cuniculus mantidos em gaiola melhorada com acesso a abrigo;
- Determinar um espaço que possa aumentar o bem estar dos coelhos;

3 INTRODUÇÃO

A Etologia é o ramo da ciência que trata da abordagem biológica no estudo do comportamento animal, é fruto de uma reunião de ideias relacionadas a um determinado tipo de objeto ou assunto, dados esses obtidos por experimentação, observação ou conhecimento (COSTA, 2005).
Comportamento pode ser entendido como tudo aquilo que um animal é capaz de fazer, por exemplo, comer, movimentar-se, caçar, fugir, cortejar, bem como, dormir, hibernar, congelar-se, fingir-se de morto, o que denominamos tanatose, ou seja, quando um animal aparentemente não está fazendo nada, sendo assim, até a imobilidade absoluta representa um tipo de comportamento, sendo assim, desempenha uma função (SNOWDON, 1999).
Desde os tempos mais remotos, a familiarização com o comportamento animal foi essencial para que o homem obtivesse recursos alimentares para sua sobrevivência, dessa forma, conhecer os hábitos de alguns animais significava saber os momentos e os locais certos para pescar ou caçar, bem como se defender dos predadores. Além disso, os homens também buscaram na natureza, respostas para seus próprios atos individuais ou coletivos (DEL-CLARO, 2004 & COSTA, 2005). Nesse sentido, a ciência do comportamento animal é de extrema importância para o homem.
Existe um certo consenso de que os animais domésticos, pelo fato de terem sido domesticados e por

Relacionados