Redes Wireless (resumido)
Wireless é qualquer tipo de transmissão de informações sem o uso do cabo ou fios. Qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Representação de Wireless.
As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam frequência de rádio, como a comunicação via ondas de rádio, usadas em comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros.
Transmissão: Para que uma rede wireless funcione é necessário a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas.
Da mesma forma que as redes movidas a cabo, as redes sem fio podem ser de dois tipos: LAN e WAN.
Representação de uma rede wireless.
Padrões de redes Wireless
Existem 3 padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padrão tem vantagens e desvantagens. Ao escolher um padrão, alcance, estrutura do local, custos, devem ser considerados.
802.11a Opera numa frequência de 5Ghz, o que oferece grande confiabilidade, por ser uma frequência menos utilizada. Fornece uma velocidade mais rápida que o padrão 802.11b (até 54 Mbps), porém com um alcance operacional menor. A partir de 30 metros há redução de velocidade, mas em alcances menores fica entre 22 e 40 Mbps.
802.11b é o tipo de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade gira em torno de 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou menos, o que pode causar perda de sinal e lentidão na conexão. A frequência é de 2.4 Ghz, o que pode ocasionar problemas com telefones sem fio ou fornos de micro-ondas.
802.11g é uma linha de produtos