Testando o site
REDE DE COMPUTADORES
Tecnologias de Rede – Arquitetura Padrão 802.11
Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com
1
Arquitetura Wireless – Wi-Fi Padrão 802.11
REDES SEM FIO - Wireless
O termo wireless, que significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: • Comunicação sem fio • Computação Móvel • Redes de computadores sem fio O que é? A comunicação sem fio baseia-se no estabelecimento da comunicação por meio do ar, ou seja, utiliza o espaço como meio de transporte. Como exemplo deste tipo de transmissão temos a comunicação via rádio AM e FM e a própria televisão. A comunicação sem fio é considerada o suporte para a computação móvel a qual a qual se encarrega das transmissões de dados entre computadores, sem o uso de fios e em movimento.
2
Arquitetura Wireless – Wi-Fi (Wireless Fidelite) Padrão 802.11
Origem das REDES SEM FIO - Wireless
O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto-a-ponto foi o sistema ALOHA, na década de 1970. Na época as linhas telefônicas disponíveis eram caras e de péssima qualidade, não oferecendo confiabilidade na transmissão de dados. As primeiras transmissões no sistema ALOHA transmitiam dados a 9600bps e utilizavam transmissores e receptores de rádio FM. A largura de bando oferecida pela rede ALOHA (9600bps) limitava a transmissão de dados e vídeo, assim a utilização das redes sem fio não foi amplamente utilizada.
3
Arquitetura Wireless – Wi-Fi Padrão 802.11
REDES SEM FIO - Wireless
As Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta se no futuro este tipo de rede irá substituir as redes em fio. As redes cabeadas têm custos menores e atingem taxas de transmissão mais elevadas. Redes sem fio operam com taxas menores e têm custo mais elevado. Sua grande vantagem é a flexibilidade de