Deus vai descer o pau em todo mundo?
GIGANTES – POR QUE NÃO OS VEMOS – Prof. André Diestel
Razão: é a divisão ou relação entre duas grandezas. Exemplo: se numa sala tivermos 40 meninos e 30 meninas, qual a razão entre o número de meninos e o número de meninas?
1
Proporção: é a igualdade entre razões. Exemplo: meu carro faz 13km por litro de combustível, então para 26km preciso de 2L, para 39km preciso de 3L e assim por diante. Proporção Direta (P.D): ocorre quando a razão entre duas grandezas é igual a uma constante. Proporção Inversa (P.I): Em uma proporção inversa temos que o produto entre as grandezas é uma constante. Proporção Quadrática: A proporção quadrática ocorre quando uma das grandezas varia com o quadrado da outra, exemplo: - Funciona de tal modo que se “x” for multiplicado por um número qualquer, “y” ficará multiplicado por este mesmo número, porém elevado ao quadrado. Aplicação Em uma maquete quadrada de escala linear 1 para 50, temos que o comprimento do lado é L. Quantas vezes a área do terreno original é maior que a área da maquete?
Proporção Cúbica: A proporção cúbica ocorre quando uma das grandezas varia com o cubo da outra, exemplo: - Funciona de tal modo que se “x” for multiplicado por um número qualquer, “y” ficará multiplicado por este mesmo número, porém elevado ao cubo. Se dobrarmos o raio de uma esfera, de quanto aumenta seu volume?
Se triplicarmos o diâmetro de uma esfera, de quanto aumenta seu volume?
Um cubo de área de base 4cm2, tem que volume?
2
Tamanho e Forma Os animais são objetos físicos, são moldados, em seu próprio benefício, pela seleção natural. Consequentemente, têm de assumir as formas que melhor se adaptem a seu tamanho. O poder relativo de muitas forças fundamentais (a gravidade, por exemplo) varia, de maneira regular, com o tamanho, e os animais reagem alterando sistematicamente tuas formas. A própria geometria do espaço é a principal razão para as correlações existentes entre tamanho e forma. Simplesmente crescendo,