Impactos ambientais
Aluna: Janara Maria Medeiros Nº: 17
Disciplina: Geografia 2°MJ
Professora: Varlúcia
IMPACTOS AMBIENTAIS
Taguatinga
Novembro, 2012
Ao longo das últimas décadas, o desenvolvimento industrial vem cada vez aumentando mais e causando grandes impactos e desequilíbrios ao meio ambiente, com a quantidade de poluentes jogados na atmosfera e em de forma direta ou indireta pelas indústrias por meio de carros, embalagens ou dos agrotóxicos. Esse desequilíbrio está crescendo refletindo em problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa, a chuva ácida, a poluição, a destruição da camada de ozônio, entre outros grandes problemas.
Mesmo com muitas leis, a ação fiscalizadora ineficiente deixa a desejar e as atitudes inconscientes da população não contribuem para que resolvam os problemas, ainda tem temos as fábricas que jogam os poluentes nos rios e as indústrias sem filtro nas chaminés e os caminhões e ônibus com escapamentos que emitem grande quantidade de fumaça no ar.
No Brasil temos, infelizmente, exemplares de indústrias poluidoras. Uma cidade próxima a São Paulo abriga diversas indústrias de setor químico e petroquímico. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, as indústrias que se localizam no município despejam cerca de 29 milhões de toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera.
Com o levantamento feito sobre emissão de gases servirá de referência para criar um projeto de lei que irá obrigar as empresas a reduzirem as emissões dos gases que provocam o aquecimento global. Porém a população com menos condições são as mais afetadas pelos danos da poluição, porque não tem recursos para terem uma vida mais saudável. Os locais onde se instalam não têm muita área verde mantendo assim as pessoas mais expostas ao contato com essa poluição e as conseqüências são claras, doenças respiratórias, alergias e outros