Arquitetura de Rede sem Fio
O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto-a-ponto foi o sistema ALOHA, na década de 1970. As redes sem fio utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. Redes sem fio operam com taxas menores e têm custo mais elevado. Sua grande vantagem é a flexibilidade de instalação.
Seu uso é indicado sempre que for inviável ou muito difícil a instalação de cabos.
Velocidade de transmissão: Os padrões mais usados atualmente nas redes sem fio são: IEEE 802.11b (11 Mbits/s) alcance (100 a 150m), IEEE 802.11a (54 Mbis/s) alcance (25 a 100m), IEEE 802.11g (54 Mbps/s) alcance (100 a 150m), são velocidades inferiores aos 100 Mbits/s obtidos com redes Fast Ethernet. São velocidades aceitáveis para acesso a arquivos em um servidor e para compartilhamento de conexão com a internet.
Rede de Infra-estrutura: A rede sem fio é integrada a uma rede cabeada através de aparelhos chamados "Acess Points" (pontos de acesso). Cada acess point possui um conector RJ-45 para ligação com a rede cabeada, e cria ao seu redor, uma região que dá acesso sem fio a computadores equipados com placas apropriadas. Pode-se instalar vários acess points para aumentar a área de cobertura da rede sem fio.
Os conceitos de compartilhamento de conexão com a internet em redes cabeadas aplicam-se também a redes sem fio. O acess point faz o papel do hub ou switch na rede sem fio. É preciso ter ainda o roteador e o modem. Existem aparelhos que acumulam as funções de acess point e roteador, (wireless broadband router).
SEGURANÇA IEEE 802.11
Camada MAC e CSMA/CA - Para permitir a construção de redes WLAN com muitos computadores e apenas três canais disponíveis, um protocolo de controle de acesso ao meio foi definido pelo IEEE 802.11. Este protocolo é implementado pela camada MAC, sendo responsável por evitar colisões entre os computadores que utilizam o mesmo canal.
Algoritmo MAC
O Algoritmo MAC utiliza duas