Etograma
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Ciências
Etograma do Gato Doméstico
INTRODUÇÃO
Do reino Animalia os gatos são animais do filo Chordata, pertencentes à classe Mammalia, da ordem Carnívora e família Felidae. Estes ocupam o topo da cadeia alimentar, sendo predadores naturais de diversos outros animais há muito tempo. Relatos na história são antigos mostrando a primeira associação com humanos há cerca de 9500 anos, mas a domesticação de espécies oriundas do continente africano é bem mais antiga.
Acredita-se que um pequeno animal que vivia em árvores, há muito extinto, foi o antepassado do gato - o Miacis. Ele também foi provavelmente o ancestral do urso, da doninha, do guaxinim, da raposa e do coiote. Viveu há cerca de 40 milhões de anos, tinha o corpo comprido, um rabo maior do que o corpo e pernas curtas. Tinha provavelmente as unhas retráteis como o gato.
Durante a história das civilizações, o gato tem papel reservado deste os Egípcios até os dias atuais. A domesticação do gato data-se de 7500 a.C, devido a escavações feitas no Chipre que revelaram um túmulo coberto por conchas e outros elementos decorativos, como pedras polidas, onde se encontrou um gato e um humano enterrados lado a lado.
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva de gatos selvagens, que devido a cruzamentos entre diferentes espécies os tornaram menos agressivos ao homem.
Médio Oriente
A partir do momento que o homem se torna sedentário deixando a vida nomática e passando a obter seus alimentos a partir da agricultura, as sementes armazenadas para plantação atraem ratos e outros pequenos roedores, apresentando-se como uma praga para os agricultores.
Devido a esta grande oferta de alimentação para os felinos estes começaram a aproximarem-se destas aldeias. Eventualmente, os humanos começaram a alimentar os gatos para manter estes por perto e estes tornaram-se mais dóceis e menos receosos dos humanos ao