Etograma
Esboço de etograma de crianças em idade pré-escolar
A N m N I O PIRES (*)
A importância da realização de um etograma consiste no conhecimento que nos pode proporcionar sobre uma espécie através da descrição dos seus comportamentos.
Os biólogos que estudaram o comportamento puseram grande ênfase na dgscrição, produzindo com frequência etogramas que catalogam o repertório comportamental de uma espécie antes de analisarem qualquer aspecto de interacção em detalhe. A explicação deste facto resulta da ideia de que as interacções sociais entre indivíduos serão melhor percebidas se se conhecer os elementos (comportamentos) que as constituem.
Com a espécie humana tornou-se até ao momento impossível fazer um repertório completo de comportamentos porque as situações e os comportamentos existentes são tão vastos e variados que tal tarefa seria irrealizável (em etologia animal também é relativo falar-se em etograma completo).
Outras razões prendem-se com a ética e com a dificuldade de tornear a linguagem. Assim, não foi além de etogramas realizados para situações e idades restritas.
Grande parte das investigações em etologia humana realizaram-se com crianças de menos de cinco anos porque são mais facil(*) Assistente no ISPA.
mente observáveis e alteram menos os seus comportamentos na presença de observadores.
Admitir que em psicologia só se poderiam realizar investigações após a realização de um etograma seria absurdo. Mas, a ideia de
que qualquer ciência deve assentar numa sólida base descritiva e de classificação merece ser realçada, e dentro da área de investigação que empreende, o psicólogo ganha sempre muito com uma descriçãg detalhada dos comportamentos envolvidos.
Para citar apenas um exemplo, Piaget reuniu um milhar de observações e descrições sobre o jogo antes de procurar classificá-los e encontrar uma teoria explicativa (Piaget,
1964).
A importância das contribuições