capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.
2- Porque estudar capitalismo?
Através do capitalismo estudado na geografia, podemos conhecer como vivia a sociedade antes de dar início ao atual sistema, quem eram os chamados senhores feudais, como era a vida dos “empregados” desses senhores, quem era a classe burguesa da época, enfim, estudar o capitalismo é navegar em um oceano de mudanças, onde o homem em busca da riqueza e de sua sobrevivência foi evoluindo economicamente e com essa evolução, surgiram diversas mudanças importantes para a sociedade, colocando assim o fim ao sistema feudal e dando início a uma nova era econômica.
3- Quem escreve sobre o assunto e o que ele diz?
4- O que ele tem a ver com questão social?
O que é Socialismo e Comunismo?
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno