Plano de ensino de sociologia com ementa
A configuração da sociologia como campo científico. As matrizes clássicas do pensamento sociológico: Comte, Durkheim, Marx e Max Weber. O conservadorismo e o tradicionalismo e sua influência na sociologia. Método positivista e neopositivismo com suas respectivas classificações. Método Estrutural. Karl Marx: o materialismo histórico e dialético. A relação homem x natureza. Os modos de produção na sociedade: escravismo, feudalismo e capitalismo. FUNÇÃO DA DISCIPLINA:
Construir uma compreensão sedimentada por princípios sociológicos voltados para o ensino do Serviço Social, com a finalidade de pensar criticamente a partir das diferentes relações sociais o ‘mundo’ elaborado por homens e mulheres tanto teórico quanto prático. OBJETIVOS: Gerais:
Provocar uma visão crítica sobre as questões sociais, político-econômica e cultural; possibilitar o entendimento de alguns conceitos sociológicos fundamentais e suas aplicações à realidade; possibilitar ao graduando à construção do seu pensamento sociológico para refletir, transformar a realidade a qual se insere. Específicos:
• Compreender a sociologia como ciência, o seu campo de estudo e sua existência;
• Identificar as principais vertentes nacionais e internacionais e suas teorias;
• Construir reflexões sociológicas com possibilidades de mudança para os problemas sociais da realidade onde vive;
• Fornecer elementos que favoreçam a compreensão do homem e da mulher em suas dimensões social e cultural;
• Estudar a dinâmica das mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1 – Clássicos do Pensamento Sociológico:
a) Augusto Comte: três etapas; a sociedade industrial, a sociologia, ciência da humanidade; natureza humana e ordem social.
b) Karl Marx: materialismo histórico e dialético; divisão social do trabalho; ideologia; análise socioeconômico do capitalismo.
c) Émile Durkheim: fato social; solidariedade orgânica e mecânica; moral.
d)