Etiqueta na internet
Introdução à Etiqueta na Internet
A Internet apresenta normas de boas maneiras, ou melhor, de etiqueta.
Ao conjunto dessas normas dá-se o nome de Netiqueta.
Naturalmente, as regras variam de acordo com o tipo de rede, tipo de serviço e nível de acesso, mas geralmente essas regras seguem normas gerais de bom senso, muito úteis para a convivência de milhões de usuários na rede. O uso de correio eletrônico para trocar mensagens com outras pessoas ou para participar de grupos de discussão/newsgroups implica na interação com outras pessoas ligadas a rede.
A ausência da inflexão de voz e da linguagem corporal bem como a natureza impessoal desse meio de comunicação dão origem a uma série de mal-entendidos entre as pessoas, que precisam ser evitados.
A seguir algumas regras fundamentais tanto para o correio eletrônico quanto para as listas de discussão e newsgroups.
Etiqueta para comunicação via e-mail
Na sociedade em que vivemos tudo o que está ligado à rapidez, praticidade e comodidade é o que mais valoriza, pois o tempo se tornou escasso e as relações presenciais diminuíram. Para administrar melhor o tempo das pessoas, entram em cena os meios de comunicação entre os indivíduos, como por exemplo, telefone, fax, correio eletrônico, mensagens instantâneas, entre outros. Dessa forma, o serviço é otimizado, proporcionando tempo para as demais atividades.
O e-mail hoje é uma das formas de comunicação interpessoal mais utilizadas em nossa sociedade, foi criado para o envio de mensagens breves e simples. Por isso, antes de enviar uma mensagem pelo correio eletrônico você deve avaliar as situações a seguir: se o assunto for muito extenso, sério e/ou delicado deve-se preferir um diálogo presencial.
O que deve e o que não deve ser apresentado em uma mensagem eletrônica (e-mail):
Use “senhor” ou “senhora”, não importa qual seja seu cargo ou o do seu destinatário.
Em solicitações. Adote o plural: “nós gostaríamos”, “nos solicitamos” etc.,