Trabalho
As regras de etiqueta estão em todos os lugares, e servem para absolutamente todas as situações. Tem quem pense que não passem de bobagens, mas vendo melhor, são regras que, de certa forma, organizam a sociedade para uma boa convivência. E, com a Internet não seria diferente.
Se você quer todo mundo entendendo tudo que for dito por você — ou melhor, escrito — então certas regras de etiqueta são mais do que essenciais. E aí, você prefere navegar na Internet ou simplesmente afundar?
No início da Internet
Também chamados de "Netiqueta", os bons costumes na Internet já vieram praticamente juntos com ela. Como no início a Internet não era acessível para muitos (principalmente no Brasil), era praticamente um bicho de sete cabeças. As pessoas não sabiam como se comportar em um ambiente totalmente novo.
É por isso que algumas instruções eram dadas através de uma espécie de cartilha com algumas sugestões de etiquetas que deveriam ser seguidas pelo novato, para que, assim, ele se inserisse de maneira "correta" no novo meio. É quase óbvio que, atualmente, isso nem sequer existe mais. Dificilmente, as pessoas receberão um manual de etiqueta quando assinarem um provedor.
Dicas de etiqueta para emails
Antes da Internet dar as caras, a comunicação entre as pessoas era feita, em várias ocasiões, através do correio normal com as cartas. Mas, quando a Internet surgiu, isso se tornou desnecessário, pois o correio eletrônico é muito mais ágil e barato. E, como o email foi baseado no correio convencional, as regras de etiqueta são muito parecidas.
Em primeiro lugar, veja para quem você está enviando o seu email. A linguagem deve ser a mais adequada possível ao seu destinatário. Se for algo extremamente formal, lembre-se de usar os termos adequados à situação, como Vossa Senhoria, por exemplo.
Não seja rude: coloque alguma saudação no início do seu email, como um breve cumprimento — um “Olá” não faz mal a ninguém. Escreva certo,