ETIQUETA DE VIAGEM
Alguns gestos que parecem insignificantes para algumas culturas podem soar extremamente rudes para outras.
Você pisa no pé de alguém no Nepal e nem percebe que cometeu uma enorme gafe… Embora a maioria dos nativos perdoe as violações de etiqueta, não seria melhor você se informar? Veja abaixo uma lista de dicas de etiqueta
Na Ásia, nunca toque em nenhuma parte do corpo de outra pessoa com o seu pé, que é considerada a parte “mais baixa” do corpo. Se você fizer isso acidentalmente, peça desculpas tocando o braço da pessoa com sua mão e depois tocando em sua própria cabeça. Não aponte para pessoas ou objetos com os pés e não coloque os pés em cadeiras ou mesas enquanto está sentado.
Na Ásia, evite também tocar as pessoas na cabeça ou despenteá-las, pois a cabeça é espiritualmente a parte “mais elevada” do corpo. Sabendo disso, evite também se sentar em travesseiros, já que eles são destinados a essa parte do corpo e o ato acaba sendo uma variante desse tabu.
O aperto de mãos foi introduzido em Fiji no século XIX por influência de Tonga, e rapidamente se tornou um costume. Um aperto de mão afetuoso pode ser muito longo e pode durar até mesmo por uma conversa inteira.
No Nepal, é falta de educação passar por cima das pernas esticadas de alguém, por isso, evite fazer isso e retire suas próprias pernas quando alguém tentar passar. Além disso, não passe por cima nem sente em almofadas de monges, dentro ou perto de templos, mesmo que ninguém esteja sentado sobre eles. Sempre ande ao redor dos chortens (estupas de estilo tibetano) no sentido horário.
Nos banhos japoneses, chamados onsen, sempre se lave antes de entrar na água. A água é vista como suja se alguém não fizer isso, e o ato é tão rude quanto fazer xixi na piscina.
Um aperto de mão feito através de uma fronteira é conhecido por dar azar na Rússia. Um exemplo interessante desta situação é que alguns entregadores de pizza se recusam a realizar a entrega através de um