Como escolher sua mala
Antes de sair para uma viagem a primeira coisa é escolher a bagagem certa que você irá levar. Se você vai sair a trabalho, por exemplo, irá precisar de um equipamento bem diferente daquele que você deverá levar em uma viagem de turismo ou uma viagem de aventura. Fazer a escolha certa vai lhe dar mais prazer e trazer menos incômodos na hora de manejar sua bagagem.
Além de escolher o modelo certo para o tipo de viagem, escolha um produto de boa qualidade. Vale a pena investir um pouco mais e ter uma bagagem que dure por muitos anos e aguente o tratamento rigoroso dos aeroportos e estações de trem e ônibus pelo mundo afora. Nada é mais frustrante do que chegar no destino com uma mala avariada ou rasgada. Se a bagagem é de má qualidade a probabilidade de isto acontecer e muito maior.
Viagem de turismo
Malas com rodinhas
São as malas tradicionais, com rodinhas, normalmente oferecidas em três tamanhos, pequeno, médio ou grande (Mais à frente descrevemos como escolher o tamanho apropriado). Muitos modelos tem apenas 2 rodinhas tipo skate, mas hoje a tendência é de malas com quatro rodinhas ou mesmo cinco (Uma no meio da mala), para agüentar mais peso.
As malas com quatro rodinhas ou mais permitem o deslocamento horizontal e o giro de 360 graus. Este recurso torna o manuseio da mala mais fácil e prático. Se a mala estiver muito pesada será mais fácil deslocá-la horizontalmente com todo o peso no chão. Esta operação é mais apropriada sempre que você tiver uma superfície lisa pela frente, como nos aeroportos, por exemplo.
Mala 360 Graus com Rodinhas
As malas podem ser flexíveis, semi-rígidas ou rígidas. As flexíveis normalmente são confeccionadas em tecido Poliéster de alta resistência e tem as laterais estruturadas (Há modelos sem as estruturas laterais). As semi-rígidas também tem as laterais estruturadas, mas as tampas são semi-rígidas, com alguma flexibilidade. Costumam ser confeccionadas com uma combinação de plástico