Etienne Cabet
ETIENNE CABET
1788-1856
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
UA - História, Teoria e Crítica da Arquitetura e da Cidade - do Renascimento aos Precursores do Modernismo
Docente: Prof. Dr.-Ing. Adriana Gondran Carvalho da Silva
Discentes: Caio Cesar Peres, Djonatha Hillesheim, Rafael Batista Gomes e Yan Dill
Florianópolis - 24/10/2014
ETIENNE CABET | 1788 - 1856
– Nascido em 01 de Janeiro de 1788 em Dijon, Cote d'Or em um a família de artesãos pertencentes a classe média francesa.
– Etiene Cabet foi educado em uma escola primária católica e posteriormente obteve seu diploma superior como advogado, apesar de preferir não focar na área judídica, ele acabou se voltando para a área política e do jornalismo.
– Seguindo a queda de Napoleão Bonaparte, Cabet foi crítico ferrenho do sistema de governo em vigor na França naquela época.
– Sendo precursor de idéias que hoje conhecemos como pré comunismo moderno, Cabet teve, como é de se esperar, grande resistência, não só por parte do governo da época, que o via como
"falastrão" e revolucionário, espalhando rumores e idéias contrárias ao pensamento do governo vigente. Junto com grupos de outros revolucionários de Paris, lugar para onde ele se mudou em 1920, fomentando idéias que acabariam culminando na Revolução de 1930, também chamada de Revolução de Julho.
FIG. 01 ETIENNE CABET - Fonte: SOCIALISMO UTÓPICO http://socialismoutopicouca.blogspot.com.br/p/principalesideas-o-tesis.html (2014)
1/15
– Após constantes conflitos com o governo, Etiene Cabet passou 5 anos em exílio na Inglaterra, lugar que utilizou para estudar filosofia e economia, focando seus estudos na relacão entre o bem estar econômico e as estruturas políticas. – Cabet propôs uma reorganização da sociedade vigente na época em uma base comunal, conhecido nos termos de hoje como "comunismo”
– “Voyage en Icarie” foi o livro escrito por Cabet como manual idealizado de uma nova sociedade