etica e relações publicas
Ética na Administração Pública
Profº Luis Gustavo www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br
Aula Online
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A palavra ética vem do grego ethos que quer dizer o modo de ser da pessoa, confundindo-se com o próprio caráter do indivíduo. Os romanos ao traduzirem a expressão ethos utilizaram-se do latim
“mos” (ou no plural “mores”) que quer dizer costume, origem da palavra moral.
Etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. Tanto ethos (caráter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”.
Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Quando se fala em ética na Administração Pública, temos que ter por base o estudo do Direito
Administrativo que tem por objeto o conjunto de órgãos, agentes e pessoas jurídicas que integram a estrutura da Administração Pública e da relação desta com os administrados.
A correlação existente entre ética e o estudo do Direito
Administrativo consiste no fato de que a ética funciona como um instrumento indispensável a frear e domar os impulsos humanos maléficos e os conseqüentes conflitos daí resultantes.
TÓPICO 01:
SISTEMA DE GESTÃO DA ÉTICA DO PODER EXECUTIVO
FEDERAL
(Decreto 6.029/07) o O Decreto 6.029, de 1 . de fevereiro de 2007, instituiu o Sistema de Gestão da Ética do Poder
Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do