Estudos dos gases
Há uma diferença entre gás e vapor: o vapor é capaz de existir em equilíbrio com a substância em estado líquido e até mesmo sólido; o gás, por sua vez, é um estado fluido impossível de se liquefazer. Temperatura É a medida da agitação das partículas.
Nos estudos dos gases utiliza-se a escala Kelvin (K), cuja fórmula de conversão em relação à temperatura em graus Celsius (C) é:
K = C+273
Pressão É a força por unidade de área. No caso dos gases a pressão é resultante do movimento das partículas em choque com as paredes do recipiente que contém o gás. As unidades de medida para a pressão atmosférica medida ao nível do mar são:
Volume ocupado por um gás Igual ao volume do recipiente que o contém. As unidades são:
Mol Quantidade de uma substância:
CNTP - condições normais de temperatura e pressão (273 K e 1 atm). Nessas condições 1 mol de gás ocupa 22,4 L (volume molar de gases). Transformações gasosas
Isotérmica (temperatura constante); caso se diminua o volume do gás (diminuindo o volume do recipiente que o contém), a pressão aumenta:
Isobárica (pressão constante); caso se aumente a temperatura o volume também aumenta:
Isocórica ou Isovolumétrica (volume constante); ao se aumentar a temperatura a pressão também aumenta Equação geral dos gases ideais: se as três propriedades (volume, pressão e temperatura) variarem, a equação será:
É chamado de gás ideal a todo gás que se comporta conforme as equações acima descritas. Na maioria das vezes os gases não se comportam como gases ideais, e são chamados de gases reais. Usam-se as equações acima, fazendo a adaptação para os