Etica e moral
O trabalho apresentado à disciplina Pscologia Organizacional do Curso Técnico de contabilidade tem como requisito parcial a obtenção da aprovação no presente trabalho.
Orientador:
Nomes dos Alunos:
Turma:
Porto Alegre / RS
OUTUBRO/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 Historia da Etica 02 2.1 Os Sofistas 02 2. 2 Etica Sofista 03 2. 3 Etica Socrates e seus discipulos 04
3 Diferenças entre Etica e Moral 05 3.1 Etica 05 3.2 Moral 06 4 CEPC 07
5 CONCLUSÃO 00
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar as origens históricas, conceitos e diferenças referentes à ética e a moral; E abordar os direitos e deveres do profissional da contabilidade junto ao CEPC (Código de Ética do Profissional da Contabilidade).
O mundo em que vivemos é um mundo marcado pelo relativismo, onde o certo e o errado nunca foram tão banalizados. Para a maioria das pessoas, os padrões morais e valores sociais ficam acritério de cada um. Por isso, vivemos num mundo altamente individualista que prevalece nas relações sociais, educacionais, econômicas, na religião e no trabalho.
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação