Etica e moral
A ética, por sua vez, é a prática daquilo que se considera como moral/costumes, o que aprendemos por que praticamos em sociedade, ou seja, estar dentro da ética é estar seguindo o caminho dos valores e princípios éticos existentes na sociedade. A maneira de agir, fazer ou não fazer relativamente aos princípios e costumes em uma visão individual. Assim, pode-se dizer que a moral estabelece o que devo, posso e a ética aquilo que quero, decidindo então seguir ou não esses valores essenciais.
O que é moral?
Moral ou costumes é o conjunto de regras, valores estabelecidos na sociedade para o bom convívio do povo. Esses valores se constituem a partir da época em que se vive, sendo seguidos então como princípios comuns a todos. Os princípios servem como referência de como viver com dignidade em uma linha correta, esta construída por valores essenciais para a convivência. O Direito representa muito bem esse contexto, pois são regras estabelecidas pelo judiciário em busca do bem comum regrando as pessoas que vivem na sociedade, conforme a época e os valores pré-existentes. Não se pode esquecer que a moral está sempre em construção com base nos valores antigos que são passados de geração para geração.
O que é imoral?
São as condutas contrárias aos princípios e valores estabelecidos pela moral, ou seja, será vista como conduta imoral aquela que infringir as regras vigentes na sociedade, ou aos valores seguidos por todos. Pode-se dar como exemplo a relação sexual entre um pai e uma filha, isso é imoral, pois existem regras/condutas que determinam como proibido, e os valores de todos que consideram a relação entre pais e filhos como uma relação de amor incondicional, de cuidados e não de relações íntimas.
O que é amoral?
Amoral são as pessoas que desconhecem a moral e a ética, são alienadas a estes conceitos estabelecidos, ou não são capazes de determinar uma ou outra por terem algum problema mental, estas vistas como pessoas incapazes por lei.