Etica e deontologia
Este trabalho foi efectuado no âmbito da disciplina de Ética e Deontologia do 3º ano do curso de Contabilidade e Auditoria do ramo de Auditoria e Controlo de Gestão.
Pretendemos dar a conhecer o Papel da Ética na Contabilidade, papel esse que é cada vez mais importante na nossa sociedade. É através da ética que os Técnicos Oficiais de Contas conseguem resolver determinados problemas, vendo-se consecutivamente envolvidos e dos quais são acusados, tais como: facilitar o exercício da profissão a subordinados não habilitados; manipular fraudulentamente as Demonstrações Financeiras com o fim de favorecer a si mesmo ou aos seus clientes; etc…
Contudo, o objectivo deste trabalho é dar a conhecer os Princípios e a Conduta Ética dos Técnicos Oficiais de Contas, assim como as Responsabilidades Profissionais dos mesmos.
BREVE ABORDAGEM DO COMPORTAMENTO ÉTICO EM CONTABILIDADE
Os Contabilistas detêm grandes responsabilidades éticas, não só relativamente a nível da profissão, mas também a nível dos clientes, da família e de si próprio.
Com efeito, devem procurar fazer o seu trabalho tal qual se espera que o façam, ou seja, “ser Contabilista implica assumir um dever de verdade ”.
No entanto, a profissão de contabilista nem sempre é fácil e está sujeita a vários problemas. Sendo assim, temos aqui alguns exemplos:
- Facilitar o exercício da profissão a subordinados não habilitados; - Adulterar ou manipular fraudulentamente as Demonstrações Financeiras com o fim de favorecer a si mesmo ou clientes, em detrimento ao fisco; - Elaborar Demonstrações Financeiras sem observar o estabelecido no Plano Oficial de Contabilidade e em toda a legislação vigente complementar; - Manipular superiores hierárquicos, devido a possuírem informação interna privilegiada e supostamente comprometedora; - Ceder a pressões vindas de superiores hierárquicos ou de colegas de outras