ÉTICA E DEONTOLOGIA
O presente trabalho procura abordar o tema da ética e deontologia profissional, diretamente relacionada com a contabilidade.
Como todos já constatamos, o mundo do trabalho está em constante transformação-renovação, e em muitos aspectos de uma forma extremamente rápida e profunda. O que ontem era desconhecido e marginalizado pode hoje ser a norma dominante.
Esta nova realidade levanta porem várias questões e algumas duvidas, pois ao afetar as vidas e o futuro de todos nos, merece uma reflexão profunda sobre o modo como é conduzida a nível ético e moral.
Os contadores como uma parte importante desta sociedade, devem procurar um caminho profissional de acordo com a ética e a moral que lhes compete, não deixando porem, de referir a importância que as empresas tem no desempenho desta questão relativamente a estes profissionais.
A ética exige dos dirigentes e dos técnicos de gestão e contabilidade não só conhecimentos técnicos, mas sim comportamentos que satisfaçam da lei e respeito pela ética.
Para os contadores há uma obrigação em especial para se comportarem de uma forma ética, devido a confiança que é depositada no seu trabalho, por parte de investidores e credores. Podemos afirmar que para o mercado de capitais funcionar com uma maior eficácia, os investidores públicos, tem que confiar nas informações financeiras, produzidas pelos contadores e verificadas pelos auditores.
Quando os valores de ética se encontram em decadência, as pessoas frequentemente buscam ajuda ao Estado. Contudo, nas sociedades modernas, o Estado pouco poderá ajudar, quando os cidadãos não apresentam uma postura ética.
O comportamento integro é resultado de uma larga aprendizagem que começa nos primeiros anos da infância, e que para o qual fundamentalmente intervém conhecimentos, vivencias, normas de comportamento e normas.
2 ÉTICA MORAL E DEONTOLOGIA
Os conceitos mais utilizados no âmbito do presente estudo serão os de moral, ética e deontologia, pelo que se de uma