Ética e deontologia
Tanto a ética como a moral têm um sentido eminentemente prático. No entanto a ética é um conceito mais amplo.
MORAL é um conjunto de valores, regras, proibições e tabus, impostos pela política, costumes sociais, religião e ideologias.
A ÉTICA implica sempre uma reflexão teórica sobre qualquer moral, uma revisão racional e crítica sobre a validade da conduta humana. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Assim a ética faz com que os ideais e valores provenham da deliberação própria do homem. Podem considerar-se como âmbitos especiais de estudo da ética, o internacional, o profissional, o educacional, entre outros.
Deontologia
A ética de cada uma das profissões depende dos deveres ou “deontologia” que cada profissional aplique aos casos concretos que se podem apresentar no âmbito social e pessoal. Todas as profissões implicam uma ética, uma vez que se relacionam sempre com os seres humanos. A profissão tem como finalidade o bem comum e o interesse público e tem uma dimensão social de serviço á comunidade, que se antecipa à dimensão individual.
A DEONTOLOGIA é o estudo ou ciência do que é devido, significa o necessário, o conveniente, o obrigatório. A deontologia é um conjunto de comportamentos exigíveis aos profissionais, muitas vezes não codificados em regulamentação jurídica.
No sentido da ética deontológica, esta está relacionada com o sentimento de justiça social, embora não possa ser confundida com as leis. Prezar a IGUALDADE e não deixar que as diferenças se tornem alvo de discriminação por qualquer motivo. Assim a deontologia é uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na livre acção da pessoa e no seu carácter moral.
Código de conduta profissional
A ética e deontologia de uma profissão constituem, em conjunto, o nosso código de conduta profissional. O seu objectivo é garantir a segurança da sociedade e defesa dos profissionais face às exigências