ETICA E DEONTOLOGIA
O que é a ética?
É um dos mecanismos de regulação das relações sociais do homem que visa garantir a coesão social e harmonizar interesses individuais e colectivos.
Origem da ética e da moral
Moral: deriva do latim mos ou mores, significando “costumes”, “conduta de vida”. Refere-se às regras de conduta humana no quotidiano.
Ética: Provém do grego ethos, que também significa “caracter”, “modo de ser”, “costumes”, “conduta de vida”.
MORAL:
É o conjunto de princípios, valores e normas que regulam a conduta humana em suas relações sociais, existentes em determinado momento histórico.
A moral diz respeito ao colectivo, na sociedade contemporânea existe uma pluralidade moral, fundada em diferentes princípios e valores.
ÉTICA:
A ética implica opção individual, escolha activa, requer a adesão intima da pessoa a valores, princípios e normas morais; está ligada à autonomia individual.
Visa a interioridade da pessoa, não podendo ser imposta por factores exteriores. Cada pessoa é responsável por definir a sua ética.
Os actos éticos devem ser livres, voluntários e conscientes.
Para que um acto seja julgado eticamente é necessário:
Afectar pessoas;
Afectar o meio ambiente;
Afectar a colectividade.
A reflexão ética em saúde é multiprofissional. Defende a autonomia e a humanização, considerando o indivíduo na sua globalidade.
Ética e normas deontológicas
Deontologia é a ciência dos deveres.
Constitui um conjunto de normas que indicam como devem agir os indivíduos na qualidade de membros de determinado grupo sócio-profissional: ética profissional.
A deontologia diz o que “deve ser”, e “o que não se pode fazer”.
Iniciam-se geralmente pela palavra “não”.
Expressam proibições, impedimentos à acção dos profissionais.
Normas deontológicas
São normas que servem como padrão de conduta para os profissionais em suas relações com membros da própria categoria, com profissionais de outras categorias, com os utentes, com os familiares,