Etica e deontologia
Em relação ao trabalho que vou elaborar tenho como principal objectivo criar um código deontológico de maneira a fornecer orientações gerais para a conduta do gestor de um ginásio. É gestor de um ginásio toda a pessoa habilitada com um diploma fornecido pelo Instituto Português do Desporto da Juventude.
O Gestor de um ginásio tem em consideração os aspectos deontológicos da conduta profissional e do exercício da profissão de acordo com o Código.
O que é a deontologia?
Segundo a Wikipédia “ A deontologia refere-se ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria. Neste caso, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão. São normas estabelecidas pelos próprios profissionais, tendo em vista não exactamente a qualidade moral mas a correcção de suas intenções e acções, em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade. O primeiro Código de Deontologia foi feito na área médica, nos Estados Unidos, em meados do século passado”.
A deontologia de Kant, é uma perspectiva defendida por Immanuel Kant, filósofo alemão do séc.XVIII. Esta perspectiva defende que as regras, as leis têm um carácter absoluto e devem, portanto, ser obedecidas por todos de igual modo, independentemente do querer individual de cada um e das circunstâncias subjectivas. Trata-se de uma ética formal, uma vez que o fundamental é o conceito de dever, no qual tudo radica. De acordo com a deontologia de Kant uma acção é errada se com ela infringimos o dever, independentemente das consequências por isso possa ter. Kant expressou essa necessidade de cumprimento do dever no Imperativo Categórico, trata-se de um mandamento que obriga todos de modo igual e tem um carácter