EVOLU O DO PENSAMENTO GEOGR FICO
A geografia, uma ciência e uma matéria de ensino. Como ciência da sociedade e da natureza, constitui um ramo do conhecimento necessário á formação de professores. Ela se faz presente na vida quotidiana de todo cidadão, seja pela ânsia de conhecer o mundo, seja pelos desafios postos pelo meio ambiente pelas exigências de planificação territorial, pelo turismo, ou simplesmente como tarefas escolares do ensino básico.
Nesse sentido, a concepção geográfica passou por diferentes momentos, através das correntes do pensamento geográfico, gerando reflexões distintas acerca dos procedimentos e métodos do pensar e fazer geográfico, onde se faz necessário a busca do entendimento das abordagens que sustentaram a evolução da geografia para a compreensão dos novos paradigmas que permeiam o saber geográfico actual.
Diante desse contexto, é que o presente capítulo tem como objectivo abordar a evolução do pensamento geográfico.
2. EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
2.1. Origem do saber geográfico.
A Geografia, como ciência, avançou em seus vários ramos. Houve extraordinário acúmulo de conhecimento geográfico, de origem empírica ou científica, que se desenvolveram desde as primeiras cartas e descrições produzidas na China.
É uma das ciências de história mais longa. Nesse sentido, pode-se afirmar que ela começa, com as primeiras comunidades gentílicas. Não se têm registos de migrações anteriores ao passado histórico, entretanto, admite-se que o homem se dispersou muito cedo na superfície terrestre, vez que não foram detidos pelos obstáculos geográficos, nem mesmo os mares ou as altas cadeias de montanhas, deixando vestígios por toda parte. Sodré (1992:65).
O conhecimento geográfico foi significante nas grandes descobertas marítimas, e a institucionalização da Geografia, no chamado mundo ocidental, somente ocorreu com as expedições científicas pela África, América e Ásia sob o respaldo das associações geográficas e das academias europeias, que sistematizaram