Etica E Deontologia
Licenciatura em Educação Física e Desporto
ÉTICA E DEONTOLOGIA
Discentes:
Andreia Torres Cibrão, nº 28498;
Hugo Vidal Moura, nº 27867;
Pedro Filipe Correia Dias, nº 28260.
Turma: A
Porto
2014/2015
1. INTRODUÇÃO
2. SELECIONAR UM CODIGO DEONTOLOGICO OU DE ÉTICA PROFISSIONAL E FAZER UMA REFLEXÃO.
Código de ética da “relação do treinador com o praticante”:
O treinador deve:
- Pugnar pela valorização desportiva e pessoal de todos os praticantes que estão sob a sua direção, criando condições de equidade de tratamento e igualdade de oportunidades
- Particularmente na intervenção com crianças e jovens, promover a vivência e sensibilidade para valores positivos de carácter social e desportivo, tendo em conta que se trata de etapas em que o praticante constrói ou solidifica a sua personalidade.
- Dedicar especial atenção à prevenção do assédio e abuso sexual sobre mulheres, jovens e crianças no desporto, respeitando as orientações específicas sobre comportamentos convenientes e inadmissíveis, de acordo com a Resolução do Conselho da Europa, 3/2000.
O treinador tem como direitos:
-Decidir a convocatória de um jogo privilegiando sempre a equipa.
-Intervir caso exista um mau estar entre dois ou mais atletas que possa prejudicar a equipa.
-Ser respeitado perante os seus atletas.
Reflexão
Numa sociedade em que a prática desportiva assume maior relevância, existem códigos éticos que têm que ser seguidos tanto por parte dos atletas como por parte dos dirigentes desportivos para dar bons exemplos para a sociedade. Cabe assim a esses elementos seguir uma serie de regras morais, para que exista um respeito mútuo entre eles. Mais que ganhar uma competição, é respeita-la e dar aos adeptos um clima tenso devido ás variedades emocionais que um jogo possa proporcionar, mas saudável.
Assim sendo, o treinador tem o dever de promover a igualdade de oportunidades, muitas vezes assistimos a determinadas equipas a terem constantemente os