Etica e cultura
Márcia C. Miranda Lyra
Pós-graduanda do curso de Especialização em Cultura Pernambucana - FAFIRE
RESUMO: As escolhas na nossa vida sempre existirão e a liberdade é uma das questões que permeia a ética. É um pensar não apenas para modelar indivíduos pela norma da comunidade, mas de formar seres humanos livres e essencialmente políticos. E o que se dizer sobre as práticas de dominação e imposição de valores de um grupo sobre os demais ?
Neste contexto há o entendimento ético que, sobre o mundo pesam as nossas escolhas quanto as representações que fazemos sobre ele, afinal, a cultura designa o conjunto de tudo que a humanidade produz em termos materiais, artísticos, filosóficos, científicos, literários etc. Portanto, éticamente estabelecem-se princípios que pesarão na capacidade criadora do Homem de escolher o seu caminho, de não se decidir a viver de qualquer jeito, mas de um jeito melhor, pelas ações e escolhas realizadas.
PALAVRAS-CHAVE: ética, cultura e educação
Liberdade e escolha
É o espírito humano com as descobertas que faz de si próprio e do mundo interior e exterior, que permite ao Homem alcançar o mais alto grau de intensidade de suas experiências espirituais e sociais. E pela educação enquanto forma consciente de propagação e conservação destas descobertas, o homem tem a capacidade de elevar-se a um nível além da sua natureza física. Com a mudança das coisas, mudam os indivíduos e o Homem consegue conservar e propagar a sua força vital, criadora e plástica por meio da vontade consciente e da razão.
A Educação não é uma propriedade individual mas pertence por essência à comunidade por ser um esforço consciente do conhecimento e da vontade na consecução de um fim.
É o resultado da consciencia viva de uma norma que rege uma comunidade humana, quer familia,
Estado ou nação e o seu desenvolvimento social depende da consciencia dos valores válidos para cada comunidade. E quanto mais solidez houver nestes