ETICA NOS NEGOCIOS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade, estão inseridos na mídia assuntos que relatam fatos antiéticos em níveis governamentais e de profissões regulamentadas, estando inclusos, o profissional da Contabilidade. Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral. Nos diversos tipos de atividades, faz-se necessário uma postura compatível com os bons costumes e as normas que regem o convívio em sociedade. (Cruz et al., 2006)
A necessidade de detenção de informações que auxiliem no processo de gestão empresarial vem acentuando-se nas últimas décadas, tendo em vista os mercados cada vez mais complexos e diversificados. A profissão contábil deve avaliar até que ponto pode atender às expectativas da sociedade, tal que a adaptação às “novas situações” garante o seu crescimento. A orientação contábil eficaz auxilia os gestores no processo de tomada de decisões, tal que o contrário, pode acarretar problemas na continuidade das atividades das empresas. (Franco, 1999)
O Contador tem que estar em constante aperfeiçoamento para conseguir atender as necessidades da evolução do mercado e estar pronto para verificar as causas que estão ajudando no crescimento das empresas, bem como evitar futuros problemas que possam surgir decorrentes da deficiência do uso de recursos pela administração. Para tanto, a contabilidade como profissão regulamentada possui o Código de Ética profissional do Contabilista que intensifica o relacionamento do pessoal da Contabilidade com a sociedade e com o próprio grupo profissional.
Notícias sobre escândalos, em