Psicologia Geral Experimental
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
Eloá Gasparotto- B377DH-3
BAURU
2013
RESUMO
A análise do comportamento origina-se de uma posição behaviorista e utiliza-se de contingências e de relações funcionais como instrumentos para o estudo de interações organismo-ambiente. O experimentador manipula contingências em busca de relações funcionais e das condições (variáveis de contexto) nas quais podem ser observadas. Skinner desenvolveu processos experimentais como a “Caixa de Skinner”. O procedimento que defendia uma linha de estudo conhecida como Behaviorismo Radical, que é uma filosofia de ciência do comportamento. Assim esse experimento será relatado com rato virtual, realizado em Laboratório de Informática com todo seu aparato comportamental devidamente elaborado.
Palavras-chave: comportamento operante e respondente, estímulo discriminativo, generalização e extinção.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Na década de 1920, Pavlov começou a estudar o comportamento de salivação de cães. Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento. Em seu laboratório de pesquisa, ele criou um experimento que o tornou mundialmente famoso: Toda vez que ele dava comida ao cão ele tocava uma sineta. Depois de certo tempo, apenas tocando a sineta, o cão salivava. Ou seja, ele provou o condicionamento animal, que explica a causa de certas fobias em humanos. Assim, teorizou e enunciou a teoria de condicionamento clássico.
Watson, considerado o fundador do Behaviorismo, estudou a natureza do comportamento animal e, utilizando os mesmos princípios, estendeu seus estudos à investigação do comportamento humano, que o levou a conclusão da complexidade deste último em relação ao comportamento animal. Segundo Watson, todos os animais, são máquinas extremamente complexas que respondem à estímulos e podem ser condicionados por