História da Filosofia
As principais fases da Grécia Antiga (do mito ao nascimento da filosofia): 1º FASE – CIVILIZAÇÃO MICÊNICA – até o século XII a.C - primeiros povos que deram origem aos gregos e possuíam o pensamento bastante mítico.
2º FASE- TEMPOS HOMÉRICOS – século XII a VIII a.C - período homérico das grandes epopéias (Ilíada e Odisséia ). Da forte tradição oral, da teogonia (deuses como origem de todas as coisas) e o surgimento do universo pelos opostos. É também o período em que surge a escravidão e os grandes donos rurais: a aristocracia.
3º FASE – PERÍODO ARCAICO- século VII a VI a.C – surgem as primeiras cidades (pólis),as colônias gregas e o comércio. Também surgiram os primeiros filósofos (os pré-socráticos). Muitos estudiosos chamam de “milagre grego” ao surgimento da racionalidade crítica, no entanto, para outros estudiosos alguns aspectos ajudaram o desenvolvimento do homem grego, tais como: a escrita, a moeda, a lei escrita e o cidadão da pólis.
A) A ESCRITA – muda-se a oralidade do mito (poesia) para a escrita (prosa). Além do desenvolvimento do pensamento abstrato desenvolvido pela escrita.
B) A MOEDA – a intermediação da troca de produtos e o aumento do comércio também ajudam no desenvolvimento do pensamento abstrato e o contato com outros povos.
C) A LEI ESCRITA- surgem os primeiros magistrados (Drácon, Sólon e Clístenes) e as primeiras leis escritas – formalizando a Legislação. Usando um ideal igualitário. Surgindo novo ideal de justiça.
D) O CIDADÃO DA PÓLIS- as cidades gregas vão dar origem a noção de público e privado, aos debates na ágora (praças). O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão.
Nesse período dos pré-socráticos e de suas escolas: Jônica (Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito), Pitagórica (Pitágoras e seus discípulos), Eleática (Xenófones, Parmênides e Zenão) e a Atomística (Leucipo, Demócrito e Empédocles). OBSERVAÇÃO: LER - OS PRIMEIROS