Etica no ensino superior
ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR
Para ocorrer a ética no ensino superior existe a necessidade de uma inter-relação entre o professor e seus alunos, gerando um comprometimento efetivo. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira coerente e com o objetivo de repassar um conhecimento aos seus respectivos alunos.
A postura ética emerge um fenômeno que ocorre dentro de cada um de nós. Portanto, a função da ética é levar a sociedade a reagir, resgatando os valores morais e contudo o seu comportamento, com um objetivo de reconstrução para uma vida melhor.
Muitas vezes o docente tem valores de “fazer bem” e acaba se confundido com o “fazer o bem”, gerando a imagem de um professor bonzinho.
Rios (1997) argumenta que
A qualidade da educação tem sido constantemente prejudicada por educadores preocupados em fazer o bem, sem questionar criticamente sua ação. Ou pela consideração da prática educativa apenas na dimensão moral, ou na visão equivocada de um compromisso que se sustenta na afetividade, na espontaneidade. Isso precisa ser negado, quando procuramos uma consistência para o desempenho do papel do educador na contribuição que dá a construção da sociedade.
A ética docentes deve ser realizada buscando a perfeição e a dignidade humana. Docentes que atuam na formação de profissionais, exercem uma responsabilidade, que é individual e, ao mesmo tempo, social, pois trazem consigo diversas consequências e resultados, os quais poderão ser benéficos ou maléficos. O filósofo espanhol Ortega y Gasset (1914) em sua frase “Eu sou eu e minhas circunstâncias, e se não salvo a ela, não me salvo a mim”, explica sobre as circunstâncias e decisões que variam de acordo com os interesses sociais, éticos e políticos de cada comunidade e das relações humanas. As decisões que tomamos ao longo da vida interferem nas relações do homem com os outros e seus acontecimentos, gerando valores éticos, que se