Automação Sensores Indutivos
DE
AUTOMAÇÃO
Nomes:
SENSORES INDUTIVOS
Os Sensores indutivos são equipamentos eletrônicos capazes de detectar a aproximidade de peças metálicas, componentes, elementos de máquinas , etc. , em substituição às tradicionais chaves fim de curso. A detecção ocorre sem que haja o contato físico entre o sensor e o acionador, aumentando a vida útil do sensor por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos.
O principio de funcionamento baseia-se na geração de um campo eletromagnético de alta frequência , que é desenvolvida por uma bobina ressonante instalada na face sensora . A bobina faz parte de um circuito oscilador que em condição normal gera um sinal senoidal. Quando um metal aproxima-se de campo, este por correntes de superfície, absorve a energia do campo diminuindo a amplitude do sinal gerado no oscilador.A variação de amplitude deste sinal é convertida em uma variação contínua que comparada com um valor padrão, passa a atuar no estágio de saída.
Os sensores possuem suas distancias de acionamento que depende do tamanha da bobina do sensor, na especificação dos sensores também existem a Distancia Sensora Nominal que nada mais é a distancia teórica, que não considera as variações causadas pela industrialização, e também temos outras distancias citadas nos sensores, que são , Distancia Sensora Real , que é influenciada pela industrialização, especificado em temperatura ambiente e tensão nominal com desvio de 10 % , Efetiva ( é a mesma coisa da real, mas sem o desvio de 10%) e Assegurada, que pode seguramente operar considerando as variação de industrialização, temperatura e tensão de operação.
SENSORES CAPACITIVOS
Os sensores capacitivos são equipamentos eletrônicos capazes de detectar a presença ou a aproximação de matérias orgânicos, plásticos,pós, líquidos,madeiras, papéis, metais,etc.
O principio de funcionamento baseia-se na geração de um campo elétrico, desenvolvido por um