Etica Nas Organizações
Trabalho destinado à professora
Cristina Campos da disciplina de Fundamentos de Administração II 2° período do curso de Administração
Maceió, 10 de Março, 2014
ÉTICA NAS ORGANIZAÇOES MODERNAS
“Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero!”1
O presente trabalho expõe conceitos e opiniões da ética nas organizações modernas, um assunto muito importante para a formação de qualquer profissional. Atualmente a ética organizacional ou empresarial é um estilo que estão adotando globalmente todas as entidades para transmitir uma boa imagem ao mundo, garantindo assim sua estabilidade e harmonia na sociedade, mesmo no ambiente de trabalho como na sociedade.
A palavra ética deriva-se do grego “ethos” que significa costume, disposição ou habito e do latim “mos” que é a vontade, a costume, a regra ou o uso; se define como um conjunto de valores e princípios que devem ser seguidos pelo individuo.
A ética tem diferentes categorias: ética formal, ética relativa e ética dos valores: O apriorismo ou formal, também conhecido como rigorista ou teísta, tem a ver com os princípios eternos ou universais que são exigências absolutas ou da lei da natureza, e são baseados num conhecimento inato e podem se evidenciar muitos tipos de ética formal na intuição, o racionalismo, a justiça, a teologia, o misticismo, entre outros.
Os valores relativos ou empiristas estão relacionados com a conduta estabelecida somente através da experiência-humana. A conduta ideal varia de um indivíduo para o outro dependendo das circunstâncias ou situações pessoais e culturais envolvidas, suas bases vem do empirismo, do materialismo, da ciência e do humanismo.
Finalmente a ética dos valores é, termo meio entre a ética formal ou o empirismo e a ética relativa ou o apriorismo, onde a consciência humana sabe intuitivamente quais são os valores corretos ou verdadeiros.
Ética