[etica jurídica
Sim, Um profissional não pode de forma alguma dar tratamento diferenciado a seus clientes. O advogado deve tratar igualmente humildes e poderosos, exercer a advocacia com o indispensável senso profissional, com desprendimento, jamais permitindo que o anseio de ganho material sobreleve á finalidade social do seu trabalho.
O advogado em exercício da sua função deve manter a observância de adotar posturas condizentes com a moral os bons costumes e a prerrogativa de honestidade, seguindo o o código de ética e disciplina da OAB que impõem regras de deontologia, ou seja, que os profissionais possam cumprir os seus deveres durante a atuação seguindo o princípio da dignidade e do decoro profissional.
2- Existe profissão que pode ser menos ética do que a jurídica?
A ética profissional é exigida em todas as profissões, não existindo uma mais ética do que a outra. Todas necessitam de um caráter normativo e até jurídico que regulamenta cada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.
3- Por que a ética é tão importante?
A ética sendo na profissão ou em qualquer oura ocasião é de extrema importância, zelando para uma melhor qualidade de vida. Sendo a ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade.
Na profissão forense a ética se torna uma grande aliada, pois protege e guia o profissional no caminho da moral e da dignidade , indispensável no exercício do Direito, não tendo o simples objetivo de respeitar o código, mas sim como uma posição de sua consciência voltada para a humanidade, fazendo da advocacia uma profissão digna.