chuva acida
1 DESCRIÇÃO DO CASO
Com a intensificação da evolução tanto tecnológica quanto da humanidade, o planeta Terra está passando por sérias mudanças que são muito prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas que nele vivem. No século XVIII houve a Revolução Industrial que foi um marco histórico para a humanidade, com essa revolução veio a rapidez na produção e também trouxe mudanças ao planeta.
Depois da Revolução Industrial a poluição aumentou muito, devido a vários fatores, tais como o despejo de resíduos em locais inapropriados como rios, a liberação de gases pelas fábricas, aumentando o famoso Efeito Estufa, a queima de várias toneladas de carvão mineral para gerar a energia necessária para a fábrica funcionar, entre outros fatores. Mas nessa pesquisa o que vai ser focado é a questão da poluição do ar que é formada e aumentada com a frota de veículos e o aumento de polos industriais por todo o Mundo, esses são apenas os processos tecnológicos, ainda há os processos biológicos que são as erupções vulcânicas, reações em solos alagados, principalmente, em pântanos e outros processos que ocorrem em toda a Biosfera.
Devido à eliminação de gases por processos tecnológicos e biológicos, são formadas as chuvas ácidas, consideradas nocivas à saúde de animais e seres humanos. A formação da chuva ácida é dada pela excessiva eliminação de poluentes químicos na atmosfera, tais poluentes veem da queima de combustíveis fósseis. Um dos fatores que ajuda a aumentar a chuva ácida é o pH, quando a água (H2O) está pura, sabemos que o seu pH é 7,0, devido à presença do dióxido de carbono (CO2), este se dissolve na água, formando o ácido carbônico (H2CO3), com isso o pH da água cai para 5,6.
O2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)
A chuva é considerada ácida quando o seu pH é menor que 5,6. O aumento dessa acidez ocorre devido à presença dos óxi-ácidos na atmosfera. O monóxido de nitrogênio (NO) é um oxi-ácido que