Ética Jurídica
O objetivo é ressaltar a importância da Ética para a formação do profissional de Direito, desde a sua entrada na universidade até a sua inserção no mercado de trabalho, pois um profissional bem orientado tornar-se não apenas competente, mas, sobretudo, ético e justo.
Diante da situação no mundo atual, podemos ver que há um desvirtuamento da conduta humana, refletido na violência, no egoísmo e na indiferença pelo outro, assentando-se na perda de valores morais, o que torna imprescindível a abordagem da Ética. Sendo assim, para uma convivência harmônica do indivíduo em sociedade. Através da Ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, almejando o fortalecimento de uma sociedade mais justa. A razão de nossa reflexão, fundamentada na Ética e no papel que a mesma desempenha na área jurídica, faz-se necessária para ressaltar a sua importância no exercício das atividades dos operadores jurídicos, buscando, assim, o alcance de uma sociedade mais democrática; afinal, para que haja democracia, o cidadão tem de possuir consciência, o que garante acesso mais amplo aos seus direitos, e, não excluindo os seus deveres.
A palavra “Ética” vem do grego ethos, que significa, etimologicamente, caráter, conduta, estando mais ligada à consciência individual, podendo as atitudes pessoais se refleti na coletividade. No entanto ela busca distinguir o bem do mal, orientando sempre as ações humanas para o lado positivo. O estudo da Ética é de extrema relevância para o exercício profissional, visto que ocorrem, no cotidiano, infinitas situações, nas quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido de justiça.
Diante disso, podemos constatar que a Ética e o Direito caminham, ou pelo menos, devem caminhar, juntos, sempre na tentativa de encontrar a harmonia e a pacificação sociais, sendo necessário para essa persecução a contribuição de cada indivíduo que se insere na sociedade. É desse modo que os profissionais do