Etica juridica
Dos Princípios Éticos da Carreira Jurídica
Objetiva ressaltar a importância da Ética para a formação do profissional de Direito, desde a sua entrada na universidade até a sua inserção no mercado de trabalho, definindo, o que é Ética e Ética jurídica para um operador dessa área.
2. Conceito de Ética
A palavra “Ética” vem do grego ethos, que significa caráter, conduta, estando mais ligada à consciência individual, Assim sendo, ela busca distinguir o bem do mal, orientando sempre as ações humanas para o lado positivo.
Resumindo:
a) A Ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios; b) formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem;
c) a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é a cada época e circunstância.
2.1 Ética Jurídica
Em Direito, Ética jurídica, o que se entende é ética profissional, ou seja, para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito.
Resumo sobre Ética Jurídica:
Diante da situação do mundo atual, verifica-se que há um desvirtuamento da conduta humana, identificado na perda de valores morais, sendo assim, para uma convivência harmônica do indivíduo em sociedade, é preciso que haja uma reformulação dos conceitos do comportamento humano. Através da Ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, almejando ma sociedade mais justa. O papel da Ética na área jurídica é muito importante, pois são estes profissionais que trabalham para o alcance de uma sociedade mais democrática; o que garante acesso mais amplo aos seus direitos, e, não excluindo os seus deveres. Haja vista que um profissional bem orientado tornar-se-á não apenas competente, mas, sobretudo, ético.