ETICA JURIDICA
1. É possível que o advogado viole o sigilo profissional com autorização do seu cliente para testemunhar em processo sobre fatos relacionados ao sobrinho do seu cliente. Justifique? Sim, pois a obrigação do advogado é com o seu cliente e não com terceiros.
2. Quais são as três hipóteses em que o advogado deverá guardar sigilo profissional independente da autorização do seu cliente para testemunhar sobre o assunto. Nos processos onde foi advogado, nos que deva atuar como advogado e quando o fato foi relacionado a pessoa de quem seja ou tenha sido advogado.
3. Advogado que revela conteúdo recebido via “whatsapp” do seu cliente fere o princípio da confidencialidade? Justifique? Ao meu entender sim, pois se aplica o mesmo critério que se aplica no caso de uma carta.
4. Quais são os itens obrigatórios que devem constar em publicidade do advogado? O nome completo do advogado e seu número de inscrição na OAB, endereço, horário de expediente e meio de comunicação (telefone).
5. Cite um exemplo de informação facultativa que poderá constar em anuncio feito pelo advogado. Pode fazer referencia a títulos ou qualificações profissionais, como por exemplo, uma pós graduação em direito civil.
6. João e Bernardo advogados distribuem comunicados constando informações sobre os advogados que atuam no escritório e respectivas áreas de especialização sendo que tal comunicado e dirigido especificamente a clientes e outros advogados. Essa forma de comunicado está de acordo com o Código de Ética? Justifique? Não, porque referidas comunicações somente poderão ser encaminhadas com prévia autorização ou solicitação dos destinatários.
7. Quais são as regras para que o advogado participe de programa televisionado ou transmitido por rádio. Não poderá participar frequentemente, e vedado também mencionar técnicas de trabalho e casos que tenha atuado.
8. O meio de publicidade utilizado em regra pelo advogado e escrito ou utilizar – se também