Descrições de neoplasias em animais domésticos
Derme superficial e profunda invadida por proliferação neoplásica;
Expansiva, não encapsulada, composta por mantos celulares frouxamente agrupados e separados por delgados septos fibrosos;
Células arredondadas a poligonais, bem dilatadas;
Quantidade de citoplasma;
Coloração levemente eosinofílico e homogêneo, núcleo redondo, excêntrico e cromatina grosseiramente pontilhada;
Nucléolo único e hipercromático;
População celular; processo inflamatório;
derme profunda e panículo apresentam áreas bem delimitadas com proliferação de células redondas ou poliédricas, em manto. O limite celular é distinto. As células apresentam pleomorfismo leve, citoplasma com numerosas granulações finas basofílicas, núcleos redondos e hipocromáticos, com nucléolos evidentes. Mitoses são observadas ocasionalmente. As células são separadas por trabéculas delgadas ou irregulares de colágeno.
Descrição Melanoma
Derme superficial e profunda apresenta proliferação hipercelular e expansiva, constituída por células moderadamente pleomórficas, redondas e fusiformes que formam feixes comumente. O limite celular é pouco distinto. O citoplasma é fracamente eosinofílico e muitas células apresentam numerosos grânulos citoplasmáticos, enegrecidos e coalescentes (melanina). O núcleo é redondo ou oval e vesiculoso com nucléolo evidente e múltiplo.
Descrição Plasmocitoma
Há um nódulo hipercelular e expansivo, sem limites precisos, não-encapsulado, constituído por células que apresentam pleomorfismo acentuado. O limite celular é indistinto. As células têm citoplasma fracamente eosinofílico, núcleos vesiculosos e ovais, redondos ou riniformes. A cromatina é frouxa e os nucléolos são evidentes. Há uma a oito mitoses por campo de maior aumento. A epiderme apresenta atrofia acentuada com uma a duas camadas de células escamosas.
pele: derme profunda apresenta nodulação, bem delimitada por delgada cápsula conjuntiva, hipercelular, constituída por